quinta-feira, 21 de março de 2013

NEY FRANCO, CULPADO ATÉ A PÁGINA 2!

Muitos dos meus amigos têm pedido a cabeça de Ney Franco. Apesar de concordar com algumas reclamações deles, não acho que é o momento para saída do técnico.

Alguns dos problemas do São Paulo pesam na conta do Ney Franco, eu sei. O principal deles é a insistência em manter o mesmo esquema do ano passado, só que dessa vez sem a genialidade de Lucas no time. Não dá! Já vimos que não dá!

Mas queria colocar alguns pontos e tentar entender (com a sugestão de vocês, claro) em que o Ney é culpado:

- Luis Fabiano. Tem jogado MUITO mal este ano. Afobado, desconcentrado, afoito, fazendo gols de menos e principalmente, perdendo a cabeça demais. O técnico pode até ter a iniciativa de interferir e acalmar os ânimos, tentar usar a psicologia, mas se o problema é pessoal - como Luis disse - não há o que ser feito. O cara tem mais de 30 anos, já devia saber como se comportar em campo. Em que Ney Franco tem culpa nisso?

- Lucio. É lógico que ele é melhor que Edson Silva e até Rhodolfo, vem até jogando bem e tal. Mas, prá mim, é claro que a chegada dele atrapalhou a zaga. Ele tem que ser titular, a diretoria, com certeza, pede isso. Aí o técnico coloca e ele não se entende com Rhodolfo improvisado. Ney troca Rhodolfo por Tolói e o menino joga mais que o veterano. Como tirar Lucio do time, com o preço que se pagou por ele? Depois dá piti ao ser substituído e vai pro ônibus, fazendo birra, e desrespeitando não só o técnico, mas também o restante do elenco. Em que Ney Franco tem culpa nisso?

- Volantes. Wellington e Denilson terminaram o ano destruindo, jogando muito. Lembro de comentarmos na arquibancada como o time tinha melhorado depois que Wellington voltou da contusão. Aí, em pleno final de março, parece que nenhum dos dois voltou das férias. Em que Ney Franco tem culpa nisso?

- Ganso. Em todas as vezes que Ney Franco deu chance a ele, o cara não retribuiu, com exceção de um ou dois passes melhorzinhos. Ai vem a desculpa de que Ney só o coloca na roubada, no jogo com reservas. Mas e daí? O craque se vê nessa hora, da roubada, da dificuldade. Eu sei que não dá prá esperar dele arrancadas como a de Lucas, não é o perfil, mas aquele toque de genialidade que só ele tinha, sumiu. Em que Ney Franco tem culpa nisso?

- Laterais parte 1. Cortez chegou com pinta de bom lateral. Foi o destaque no Botafogo e chegamos a comentar nas arquibancadas que ele tinha sido a melhor contratação da época. De repente, caiu de produção. Do nada, do além, sem mudança nenhuma feita pelo técnico. Em que Ney Franco tem culpa nisso? Talvez no fato de insistir nele como titular. Talvez um banco seja a melhor solução agora. Ok, concordo.

- Laterais parte 2. Douglas é ruim. Ponto. Nem Telê faria ele virar um Cafu. Em que Ney Franco tem culpa nisso?

- Corpo Mole. Eu não estou no CCT diariamente prá saber como é a relação do técnico com os jogadores. Não sei da relação do Ney com cada um, mas pelo que me parece, é boa. Ney é um cara educado, sempre responde a todas as perguntas e acredito que seja assim nas internas também. Vamos supor que, não seja assim, que os jogadores tenham uma série de reclamações sobre o Ney. Não é o caso de se resolver internamente? Ou fazer corpo mole - como TODO jogador faz - prá derrubar o técnico é a melhor solução? Em que Ney Franco tem culpa nisso?

Enfim.....

O que eu quero dizer com tudo isso é que Ney Franco tem, sim, seus defeitos, suas teimosias, mas quem não tem? 


Outra vez vamos mudar de técnico? Outra roubada vai vir? Até quando vai ficar? Ney, bem ou mal, nos deu um título. Há quanto tempo não tinhamos isso....

A fase do São Paulo é muito mais pelo conjunto de coisas erradas do que culpa do técnico SOMENTE. Pelo menos do meu humilde ponto de vista....

Vamos mudar de técnico mais uma vez? Outro Carpegiani ou Adilson virá? Aí fica até os jogadores resolverem que não querem mais e pararem de jogar. Para, né....

Ney Franco tem a benção da diretoria. E a diretoria é o que tá aí. Vitoriosa ou não. Sacana ou não. Burra ou não. É o que temos até 2014. Não adianta gritar, esbravejar, xingar, ninguém sai antes do mandato acabar. Ainda mais depois de um título recente.


A fase tá complicada, mas não está no limbo. Um passo muda tudo, pro bem ou pro mal. E aí, qual vai ser....???







Nenhum comentário: