quinta-feira, 19 de julho de 2012

ATÉ QUANDO?

Por onde começar a falar? Quem culpar? Quem defender? Que soluções dar? Ir aos jogos? Não prestigiar o time? Sério....não sei mais o que pensar!

O time tem se comportado de uma maneira tão apática, que não sei nem por onde começar a crítica. Com exceção de Denis - que se comporta cada vez mais como Rogério se comportaria em campo, defendendo o que pode e fazendo seu trabalho -, as críticas são gerais.

Antes de mais nada, e eu sei que esse comentário vai me gerar críticas, mas não sou a favor de ficar defendendo Luis Fabiano e gritando o nome dele sem freio. Sei que ontem a torcida em geral respondeu à organizada, que o chamou novamente de pipoqueiro. Mas não se pode tirar a responsabilidade do Fabuloso nessa bagunça que está o São Paulo. Ele é tão culpado quanto os outros 10 titulares, os reservas, a diretoria e todo o corpo técnico do time. Fora que é o mesmo Luis Fabiano que deixou a gente na mão, na semifinal do Paulista, contra o Santos, depois de ser expulso por uma falta RIDÍCULA quando já ganhavamos o jogo. E é o mesmo Luis Fabiano que começou o Brasileirão cheio de cartões, com expulsão por reclamação, e ajudou a desestabilizar ainda mais o time.

Agora fica dando declaração que vai rever sua permanência no São Paulo, que tem propostas de fora. Ah, faça-me o favor, né! Se não tá preparado para cobranças, não fique mesmo. O TRICOLOR passa por um momento muito difícil, claro que por culpa maior das medidas absurdas da diretoria, e precisa de gente que queira ficar, que queira ir adiante, que queira reverter essa fase. Dar declaração ameaçando sair não vai resolver.

Não estou discutindo aqui a capacidade de Luis Fabiano. Sei que ele é bom e que estaríamos muito pior sem ele. Sei que ele pode fazer a diferença lá na frente. E torço muito por isso, não quero que ele saia de jeito nenhum. Mas não podemos tirar a responsabilidade dele diante do problema que estamos vivendo. Gritar o nome dele pode soar como um: "estamos eximindo o cara da crise". E não é bem assim que deve ser....

Voltando ao restante do elenco....
Ok, sabemos que a diretoria errou muito nos últimos anos, que contratou várias vezes de forma equivocada, que demitiu gente importante da comissão técnica, mas JJ e Adalberto não entram em campo, gente!

Pelo amor de Deus, a postura que vemos dos jogadores em campo é nojenta. Não correm, não se dedicam, não buscam jogo. Não ajudam o companheiro. Por várias vezes você vê jogador isolado na linha lateral, com dois marcadores em cima e ninguém encosta prá ajudar. Ninguém!

O time é ruim? Com exceção de uma ou duas peças, acho que não. Porque Sr. Casemiro jogou muito contra o Atlético-MG, anulando Ronaldinho Gaúcho, e nos jogos seguintes aparece trotando em campo? Porque Sr. Ney Franco, que chegou dizendo que daria plano tático ao time, não mantém 3 zagueiros como fez Milton Cruz e deu certo? Porque Sr. Rodrigo Caio, quando tem a chance de ser titular age como moleque e põe a mão na bola de maneira patética num jogo em que o Vasco dominava a partida? Porque Sr. Luis Fabiano não se preocupa menos com a torcida e com a imprensa e age como um líder? E não falo de ser líder minutos antes de entrar em campo, quando fala aquela meia dúzia de abobrinha que todo time fala. To falando de ter postura de líder, cobrar, dar seu máximo, honrar a faixa de capitão que está usando.

Olha, gente, tá bem difícil. A gente sabe que os ciclos se renovam, que um clube muito vitorioso numa época - como foi de 2005 a 2008 - tende a cair mesmo, porque é complicado manter jogadores e manter o padrão alto. A gente sabe que não é sempre que se ganha e todos têm sua vez. Mas do jeito que está, temo pelo pior.

Eu faço minha parte. Porque ser torcedor não é só estar lá quando ganha, como é a maioria. Estava ontem no Morumbi e vou quantas vezes achar que devo para torcer e cobrar. Mas não acredito que nos ouçam lá em cima. JJ não vai pedir prá sair porque ouviu a torcida pedindo por isso ontem. Nem vai contratar Lugano ou qualquer outro craque porque eu, ou outro torcedor, achamos que precisa.

(aliás, um parenteses aqui. Eu queria muito Lugano de volta, mas se eu fosse ele, agora, nessa situação do São Paulo, não voltava nem pelo maior salário do mundo).

Os anos de soberania um dia voltam. A gente sabe disso. Tudo na vida é um ciclo de perde e ganha. O amor pelo time não diminui por causa disso. Mas precisa ser desse jeito? Precisa ser de forma vergonhosa.

Até quando!?

2 comentários:

Ricci disse...

Tânia, vc só esqueceu de dizer o que o Luis Fabiano abriu mão por amor ao SPFC pra voltar a vestir o manto tricolor. Todo foco está nele e só ele responde as entrevistas. Acho injusto tanto peso no cara e querer cobrar liderança dele que não tá lá pra ser líder e sim artilheiro matador. No resto, concordo 110% contigo. Bjks

Tânia Barbato disse...

Eu super entendo seu ponto de vista, Ricci. Infelizmente ele chegou em uma fase do SPFC péssima e tá pagando por erro dos outros. Ele não tem o perfil de líder e deram isso nas mãos dele, sem pedir.
Infelizmente é assim que tem que ser, por enquanto. Ele tem que abraçar a causa e tentar ser o melhor líder possivel. É só ele ter um pouco mais de paciência também e entender que queremos e esperamos mais dele.
Declarar que vai repensar a permanência dele no time, depois de um jogo como ontem, não ajuda Ricci, e não cabe a alguém que tem o papel de lider, quer ele queira ou não.
No mais, quero muito que ele fique, claro, que seja mais matador do que já é e nos ajude a sair de tudo isso!
Beijo