sexta-feira, 30 de julho de 2010

PONTO DE VISTA DE UMA TORCEDORA APAIXONADA

Quando um profissional do futebol assume o cargo de técnico de um time - grande, principalmente - talvez ele não saiba a responsabilidade que agrega a isso. E não falo da responsabilidade profissional, falo de milhões de torcedores apaixonados por esse time. O mesmo eu penso que vale para os jogadores que passam a fazer parte deste time grande.
Todos eles deveriam lembrar, antes de mais nada, que um dia foram torcedores também. Claro, eu sei que não podemos mais acreditar naquela máxima "jogar por amor à camisa". Mas, por outro lado, nós sim, temos amor e paixão pelo camisa e pela instituição que eles representam Brasil a fora.
Ah, a paixão. Só ela mesmo para explicar a ida de 5 amigos para Porto Alegre, no meio de uma semana de julho, para assistir uma partida de futebol.

Será que eles sabem que compramos passagem, pagamos hotel e buscamos ingressos desesperadamente? Será que eles sabem que esperamos a Copa acabar, a espera de um dos jogos mais importantes do São Paulo? E mais do que isso, mais do que motivos financeiros, será que eles não lembram mais como era ser torcedor? Como era sofrer, comer todas as unhas, ficar sem dormir, pensando no jogo. Como era bom sair de casa no dia seguinte de uma vitória do seu time.

Então, faço aqui o meu desabafo. O desabafo de uma torcedora apaixonada, que na última quarta-feira, estava no Beira Rio, atrás de um dos gols, vendo um time entrar em campo, jogar e sair da mesma forma: apático. Como se não tivesse obrigação nenhuma de vencer. E, à frente deles um técnico que é uma incógnita para nós. Afinal, ele tem boas peças à disposição, mas parece que não sabe bem o que fazer com elas.

Lembrem um pouco de cada torcedor que estiver no Morumbi na semana que vem. Se imaginem em nosso lugar, joguem com vontade, raça. A vitória nem sempre é possível, do outro lado sabemos que veremos um time bem montado e com grandes jogadores. Mas se nós pudermos ver uma pontinha de dedicação que seja, será de grande valia.

Se eu pudesse ter alguns minutos com jogadores e técnico, um pouco antes da partida da próxima quinta, dia 05, as coisas que eu teria para falar talvez não interesse a mais da metade do elenco do São Paulo. Mas seriam ditas de coração....

Diria aos jogadores que honrem simplesmente o salário que recebem todos os meses. Só isso. uma coisa simples, que todo e qualquer mortal trabalhador brasileiro faz todos os dias. O futebol tem uma matemática simples: a dedicação é igual ao bom futebol, que resulta em vitórias. A soma de vitórias se revertem em títulos. E estes, somandos, resultam em reconhecimento, oportunidade fora do Brasil e muito mais dinheiro. E de quebra, ainda fazem a gente, torcedor, feliz !!!
Diria ao técnico que se ele é incapaz de fazer coisas melhores pelo meu TRICOLOR, por favor, que saia. Que vá procurar outro espaço onde será melhor visto e querido. E para a segunda partida contra o Inter, já que é você mesmo que estará lá, cale a nossa boca e faça meu time jogar.

E um recado em particular iria para meu eterno Capitão. Aquele chute pro alto, nervoso, que você deu depois do gol, na quarta-feira, era exatamente o que faríamos. E a sensação de raiva que você demonstrou era idêntica a nossa. Parece que só você nesse time quer ser campeão da Libertadores de novo. Exatamente como nós, torcedores. Espero, Capitão, que você consiga passar um pouco dessa vontade, desse "sangue no olho" a todos que entrarem em campo na quinta-feira.

Tenha certeza, Capitão, eu e meus cinco amigos apaixonados pelo São Paulo, estaremos lá no Morumbi, quinta-feira, torcendo como nunca, jogando todas as energias positivas possíveis de lá de cima da arquibancada azul. A gente acredita e quer sair de lá com a classificação na mão e certos de que teremos uma sexta-feira muito melhor !!!!

2 comentários:

debora_monfre disse...

Tân, não faltou sentimento não.

Quem é TRIcolor de verdade se arrepia ao ler essas palavras.
Tenho certeza de que muitos de nós gostaríamos de dizer isso aos jogaodors: "honrem o salário de vocês, joguem com vontade"

O Capitão nos salvou, mais uma vez! Sem palavras!!

Estarei lá quinta-feira, torcendo como nunca, mandando energias positivas lá da azul, do lado de vocês!!

Ainda dá, vamo TRIcolor!

Unknown disse...

Bom dia!

Visitei o blog de vocês e gostei muito. Faço parte do Blog do São Paulo (www.blogdosaopaulo.com.br), antigo Blog do Zanquetta. Caso queiram enviar textos para serem publicados em nosso espaço, fiquem à vontade. Meu e-mail é : kfirmino@blogdosaopaulo.com.br

Abraços